Sou completamente contra quando dizem que ao invés de comprar um cãozinho, adote. O problema é que na maioria das vezes, quem adota não tem o mesmo status que uma raça cara lhe dá. E quando adota, pensa apenas em provocar atos de comoção nos outros, tipo..."ai que bonitinho"... Pense bem antes de comprar e ou adotar. As raças são diferentes, mas o ser na sua vida, e os benefícios que ele pode lhe trazer, são os mesmos. Se quiser comprar, que compre, mas se pensar em adotar, putz...adote, por que é melhor ainda. O importante não é ter, e sim amar e deixar ser amado!!! Incondicionalmente...
Gabriela Soares - Amiga do BABÁ PET
Gentilmente cedeu a foto para nosso Blog.

Faço questão de estar presente meu novo amigo.
ResponderExcluirUm bjão!!!
Amigo,como vai?
ResponderExcluirSobre seu post, queria expressar minha opinião.
Quem quer comprar, que compre, quem quer adotar, que adote....mas esse papo de "quem adota não tem o mesmo status que uma raça cara te dá" soou estranho.
Quem adquire um animal, seja comprando, seja adotando, tem que pensar no bem-estar do animal, e obviamente no trabalho que ele dará ( sendo de raça ou não), na longa vida que ele vai ter e não no status.
Quando adotei o primeiro dos meus cães, o fiz pq queria ter um cão e não no que as pessoas pensariam desse ato.
Enfim, acredito que sua intenção ao escrever o post tenha sido a melhor mas achei infeliz a maneira como você colocou a questão.
Sabemos que cães, de raça ou não, precisam das mesmas coisas e nos oferecem as mesmas alegrias - eu por exemplo, tenho três cães em casa, todos adotados, mas um deles é um labrador, raça pura e com pedigree que foi abandonado pelo dono aod nove anos de idade!!! E os três dão o mesmo trabalho e o mesmo retorno de gratidão.
Então, acredito que incentivar a adoção é uma questão importante, pois sabemos da crescente taxa de abandono e maus tratos, sem falar que muitos cães de raça são gerados em fábricas de filhotes, onde os animais matrizes ( os pais) vivem engaiolados, com fome e com sede, sofrem de doenças de pele e depois que não podem mais procriar são abandonados ou sacrificados.E os filhotes, até o desmame - geralmente precoce - não recebem os cuidados necessários, vivem em locais insalubres e acabem pegando doenças graves.
Então, até para comprar um animal, é preciso muito cuidado, esse "status" que as pessoas buscam pode ser uma grande furada.
Não estou querendo te ofender, nem criticar, nem dar uma de intelectual e te ensinar alguma coisa( quem sou eu, imagine...) quero apenas provocar em você um questionamento mais profundo desse assunto.
Admiro qualquer um que se dedique aos animais e os trate com respeito.
Mas ao postar coisas em um blog, temos que tomar cuidado com o que escrevemos.Podemos não ser compreendidos. Pense nisso.
Abraço,
Gisela
Gisela, como vai?
ExcluirA adoção de cães no Brasil e no mundo é fundamental para o extermínio dos maus tratos, causados por pessoas que adquiriram o seu pet desde novinho, e também por aqueles que adotaram o bichinho e não tiveram condições de cria-los. E ai? Alguém da suporte a estas pessoas? Quantas vezes nós vimos a divulgação dos animais que foram deixados nas ruas depois de uma adoção de sucesso? O que fazer com este animal, estressado, traumatizado e sem chances de recuperação, porque não confia mais no ser humano? E se você, ao invés de cuidar dos que adotou, fosse mais um agressor, o que diria? É um lado da moeda que ninguém comenta. Apenas "todos pela adoção". Mas e depois? Essas pessoas que adotam recebem algum profissional para uma apuração, como adotar uma criança? Tenho duas cachorrinhas adotadas que vieram das ruas porque o antigo dono, que também adotou-as, as maltratava. E não foi fácil domestica-las...Só na base de muito amor. Só amando mesmo, se dedicando por inteiro, para salva-los.
Precisamos ter a consciência de que a adoção salva os bichinhos carentes, mas não os impede de continuar sendo maltratados. Aquele que adota, é considerado um anjo que resgata outro anjo caído, com as asas quebradas. Meu medo é que esses anjos, muitas vezes são demonios, incapazes de continuar sua jornada (a adoção). Meu unico anjo é adotado e é tudo na minha vida. O BABÁ PET tem razão quando pede pra que nós tenhamos o dissernimento entre comprar e adotar...Faz sim toda uma diferença, mesmo os beneficios sendo o mesmo em nossa vida.
ExcluirBoa noite Gisela!
ResponderExcluirObrigado pelo seu contato.
Minha intenção neste caso é gerar a dúvida na cabeça de quem não gosta de cães e por um ato impensado, compra. Adota pelo simples fato da ideia em si. Quis dizer, que para se ter um cão, é preciso amar acima de tudo e não concordo quando generaliza que todos os criadores tratam seus bichos como "objetos de experiencia", "ratos de laboratório"...Tenho amigos criadores de diversas raças, que vivem deste ofício, que amam, cuidam e os tratam com todo amor e carinho como nós com os nossos de estimação. Tenho duas cadelas adotadas, que são minha vida, e junto a elas, um casal de Basset Hound, quatro periquitos, duas calopsitas e duas agapornes...Acho que tenho propriedade em dizer o que disse, sem querer ofender ninguém e chegando as pessoas certas como fiz. Do contrário você não estaria aqui, não é verdade!!!
Questionamento...essa é a ideia.
Incentivar a adoção, torto e a direita nem sempre trás ótimos resultados, principalmente quando depois de adotados, são largados nas ruas, porque nem todo mundo AMA como eu e como você. Pedi para que meus contatos pensassem bem antes de qualquer atitude em relação aos nossos bichos, que precisam de certezas e não de duvidas. Ai entra o meu questionamento!!!
Apareça sempre que precisar expor sua opinião.
BABÁ PET
Gabriela,
ExcluirE quem compra um animal tem algum suporte?
Quem compra um animal não maltrata, não abandona?
Eu mesma tenho uma cadela labrador com pedigree que foi abandonada pelo dono. Custou uma nota preta e agora, com nove anos, veio parar na minha casa, com os mesmos problemas que as suas tiveram.
Então, mais uma vez, não sou contra quem compra e nem a favor da adoção a qualquer custo.
Não vou transformar isso num debate pró adoção ou contra compra de animais. Nem de longe foi o que eu escrevi.
Só disse, e repito, que temos que te cuidado com o que escrevemos, para não gerar entendimento errado.
Mas em momento nenhum, Babá Pet, eu generalizei. Escrevi que MUITOS animais de raça são gerados em fábricas de filhotes, não disse TODOS. É óbvio que nem todos os criadores maltratam os animais e que nem todos que adotam cuidam bem de seus bichos.
ExcluirNão questiono sua propriedade em dizer qualquer coisa, não o conheço e o blog é seu, aqui você tem propriedade para dizer o que quiser.
Só questionei a frase que você colocou no post, pois dá um entendimento duplo.
A frase: "Sou completamente contra quando dizem que ao invés de comprar um cãozinho, adote. O problema é que na maioria das vezes, quem adota não tem o mesmo status que uma raça cara lhe dá."
Continuo sem entender o que você quis dizer com esse lance de status que uma raça cara lhe dá.
Bom dia Gisela!
ExcluirAdoro suas palavras e tê-la por aqui.
Entendo perfeitamente sua posição e minha intenção na verdade era esse debate sobre o assunto. Graças a Deus consegui traze-la até aqui, uma pessoa inteligente e de personalidade. Estou muito feliz. Esse recado foi enviado à aqueles que só compram cães pensando no status. O problema é que quem compra sem ter certeza de que ama o animal, compra pelo simples fato de ter. E tem aqueles que adotam pela ação, pelo movimento, por que acha lindo e tempos depois abandona. Esses dois tipos de pessoas não podem ter bichos. Foi pra essas pessoas que mandei o recado. O meu FACE é cheio de pessoas assim e por que eu conheço a fundo cada um... entendeu? Eu quis alertar quem faz isso e chamar a atenção dos que são contra.